Alfabetização: Jundiaí alcança 94% de crianças alfabéticas na cidade
Os números validam o trabalho desenvolvido nas Escolas Municipais de Educação Básica (EMEBs) da cidade
Jundiaí concluiu o ano letivo de 2023 com elevados 94% de crianças no Ensino Fundamental I (do 1º ao 5º ano) alfabéticas, ou seja, capazes de ler e escrever. Se analisados os percentuais deste ano letivo – portanto, o primeiro semestre de 2024 -, a rede já conta com 87% de crianças alfabetizadas. Os números validam o trabalho desenvolvido nas Escolas Municipais de Educação Básica (EMEBs) da cidade.
“Por meio do monitoramento de dados, podemos tomar, em rede, as decisões baseadas nos números, e isso se reflete na escolha de propostas pedagógicas que melhor atendem às necessidades, e na formação assertiva dos profissionais. Isso tudo somado ao estímulo ao letramento desde os anos iniciais tem trazido resultados que saltam aos olhos”, compartilha a gestora de Educação, Vastí Ferrari Marques.
Em quatro anos, o percentual de crianças do G5 que concluem o ano alfabéticas quase dobrou, saltando de 1,24% em 2018 para 2,43% no início deste ano. As avaliações diagnósticas dessas crianças do G5 após um mês de trabalho no 1º ano também trazem bons resultados. No ano passado, em fevereiro de 2023, 10% das crianças já se tornavam alfabéticas após um mês de Ensino Fundamental; ampliando esse percentual em 50% em fevereiro deste ano, quando o índice chegou a 15%.
Para o prefeito Luiz Fernando Machado, os resultados alcançados com a Educação municipal são especiais. “Chego ao último ano de mandato com a certeza de que o trabalho desenvolvido ao longo de oito anos mudou o rumo das gerações, impactando positivamente na sociedade, mudando o ciclo de prosperidade de famílias”, disse.