Programa Criança Feliz está com inscrições abertas em Campo Limpo
Programa na cidade promove desenvolvimento integral infantil para as famílias do município com vários benefícios
Com visitas domiciliares e ações intersetoriais, o programa apoia o desenvolvimento infantil desde a primeira infância, promovendo um ambiente saudável e estimulante – e tem feito a diferença na vida de muitas famílias. Para a supervisora do ‘Criança Feliz’, Francisca Maria Vasconcelos Moura, o projeto é essencial para o desenvolvimento das crianças na primeira infância. Através de visitas domiciliares, promovemos atividades que estimulam o desenvolvimento e orientamos as famílias.
“Isso fortalece os vínculos familiares e prepara as crianças para um futuro melhor”. As atividades incluem brincadeiras educativas e orientações para os pais, tudo para fortalecer os vínculos familiares e garantir que as crianças cresçam felizes e saudáveis e tem como principal objetivo apoiar gestantes e famílias na preparação para o nascimento e nos cuidados perinatais.
Entre os benefícios do programa, destaca-se a mediação no acesso de gestantes e crianças na primeira infância, bem como de suas famílias, às políticas e serviços públicos necessários. Também são metas centrais do programa a integração, ampliação e fortalecimento de ações de políticas públicas voltadas para gestantes, crianças na primeira infância e suas famílias.
O programa atende diversas categorias de crianças e famílias, incluindo:
Crianças de 0 a 36 meses inscritas no CadÚnico;
Crianças de 0 a 72 meses beneficiárias do Benefício de Prestação Continuada (BPC);
Crianças de 0 a 72 meses afastadas do convívio familiar por medidas de proteção;
Crianças até 72 meses inscritas no CadÚnico para programas sociais do Governo Federal;
Que perderam ao menos um dos responsáveis familiares devido à Covid-19.
Para participar do programa, os passos para a inscrição incluem procurar o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) mais próximo e, quando passar em atendimento, comunicar à sua técnica de referência o interesse, após a inscrição, a família será acompanhada pelos visitadores do ‘Criança Feliz’.