Sincomercio Jundiaí e FecomercioSP promovem workshop sobre ESG e logística reversa para o varejo nesta quarta (24/07)
Gratuito e presencial, evento inédito vai oferecer dicas práticas sobre ações sustentáveis que podem melhorar a relação dos negócios com os consumidores e promover a marca
Nesta quarta-feira (24), Jundiaí sediará um evento inédito: o workshop ESG e Logística Reversa para o Varejo. Promovido pelo Sindicato do Comércio Varejista (Sincomercio) de Jundiaí e Região, em parceria com a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), o evento será presencial e destinado às pequenas empresas do setor na região. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no link https://www.sympla.com.br/evento/esg-e-logistica-reversa-para-o-varejo/2513385
Por meio dessa iniciativa, ambas as entidades pretendem conscientizar os empresários do setor sobre a necessidade de atualizar as práticas de gestão, adotando a denominada agenda ESG (Environmental, Social and Governance) — sigla que em português é traduzida como Ambiental, Social e Governança. O encontro também abordará os benefícios da adoção da logística reversa. A ideia é alertar as empresas acerca dos riscos de não aderirem a essas práticas e, por outro lado, mostrar os diferenciais competitivos que oferecem, como promover a imagem do negócio perante a sociedade, facilitar a negociação de linhas de crédito e atrair mão de obra qualificada.
“O workshop é uma forma de apresentar para os comerciantes como a agenda ESG e a logística reversa aproximam os negócios de consumidores, promovem a marca e podem até ajudar na captação de recursos. É uma oportunidade para obter dicas práticas de especialistas e empresários. São temas de extrema relevância, e, por isso, fazemos questão de incentivar mais essa ação em parceria com a FecomercioSP”, afirma Edison Maltoni, presidente do Sincomercio Jundiaí e Região.
PROGRAMAÇÃO
Sob o tema Desmitificando o ESG, o primeiro painel pretende mostrar o que são essas práticas e como implantá-las na realidade das pequenas empresas. A exposição ficará por conta de Alexsandra Ricci, assessora técnica da FecomercioSP. A agenda ESG tem sido cada vez mais adotada pelos negócios, especialmente para atender às exigências dos estabelecimentos com os quais mantêm relacionamento, além do interesse dos consumidores, que têm valorizado cada vez mais as marcas comprometidas com questões socioambientais.
O movimento global Capitalismo Consciente será o assunto do segundo painel, com a palestra da CEO do movimento no Brasil, Daniela Garcia. Nascido nos Estados Unidos, o Capitalismo Consciente Brasil é uma instituição que atua na área de Educação Corporativa e que acredita no poder da iniciativa privada para gerar impacto positivo à sociedade. O propósito é acelerar a transformação cultural das empresas brasileiras, capacitando lideranças conscientes para impulsionar mudanças positivas nos negócios.
No terceiro, Cristiane Cortez, assessora técnica da FecomercioSP, falará sobre o tema O que Você Precisa Saber sobre Logística Reversa. A especialista apresentará aos empresários a lista de produtos pós-consumo com obrigatoriedade legal de implementação de Sistema de Logística Reversa (SLR) pelo setor produtivo. O SLR é um instrumento de desenvolvimentos econômico e social previsto na Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), Lei 12.305/2010, que determina que o Comércio — assim como a Indústria e os consumidores — tem a responsabilidade compartilhada de promover a destinação ambientalmente adequada desses produtos pós-consumo.
A especialista da FecomercioSP também mostrará as formas de cumprimento dessas obrigações e as responsabilidades dos diversos atores (importadores, fabricantes, distribuidores, comerciantes e consumidores). Além disso, abordará os riscos da não participação nos SLRs e os benefícios da adesão a essa prática.
O último painel contará com a participação de Isabela Dias, gerente sênior de Relações Institucionais e Governamentais da Natura, que abordará o tema Visão Natura sobre ESG: da Sustentabilidade à Regeneração. A palestra explorará questões como por que a sustentabilidade não é mais suficiente para enfrentar os desafios dos negócios e do mundo e como pensar a estratégia de negócio a partir da regeneração.