Projeto Teatro nas Escolas leva espetáculo infantil gratuito para o SESI de Campo Limpo Paulista amanha (31)
Cia. No Mundo da Lua apresenta ‘Cada um é um’ no dia 31 de julho
No primeiro semestre do ano, o projeto Teatro nas Escolas beneficiou mais de 5 mil crianças de Campo Limpo, com apresentações teatrais em dez escolas públicas da cidade. O projeto contou com patrocínio da thyssenkrupp por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, e será ampliado no segundo semestre, para alcançar todas as escolas municipais de Ensino Fundamental 1 do município.
Para marcar a volta do projeto depois das férias de julho, haverá uma sessão do espetáculo “Cada Um é Um” gratuita e aberta ao público no dia 31/07 (quarta-feira), às 10h, no Sesi.
A peça, da Cia. No Mundo da Lua, apresenta três palhaços mambembes que chegam de longe com os seus instrumentos para fazer uma grande festa. Como uma caixa de surpresas, concretizada no cenário com cortinas de teatro, janelas, objetos antigos, entradas e saídas, a peça oferece brincadeiras, músicas, bonecos e desafios, numa encenação que tem como pano de fundo convidar o público a refletir sobre o tema da diferença. A peça, que arranca sorrisos de crianças e adultos, foi delineada a partir de quadros independentes, unificados pela relação dos atores com uma brincadeira-desafio sobre a diferença e peculiaridade de cada um, comunicando, nas entrelinhas, sobre respeito e aceitação do outro.
Este foi este o espetáculo apresentado nas escolas no primeiro semestre. A próxima temporada vai alcançar 12 escolas públicas do município, durante o mês de agosto. Além da peça ‘Cada um é um’, haverá exibições do espetáculo “Rio que Passa Lá”, com o Grupo Último Tipo, em sessões exclusivas dentro das escolas. Ao final da circulação, outros 6 mil alunos serão beneficiados com essas apresentações.
Com temática ambiental, “Rio que Passa Lá” conta, através da linguagem teatral e da fantasia, a história do rio Tietê. A peça narra o nascimento do rio, como se deu e como é a atual relação do homem com ele em diferentes cidades do estado de São Paulo. O espetáculo é permeado por músicas, e mostra a importância da água para a vida, numa espécie de fábula, salpicada por festas, tradições, danças típicas e elementos do folclore de várias cidades que são banhadas pelo rio Tietê.
A nova temporada do Projeto Teatro nas Escolas em Campo Limpo começa na EMEF Ver. Joaquim Viscaino Filho, no dia 1º de agosto. A agenda segue pelas EMEFs Oswaldo Grandizoli, Figueira Branca, Lázaro Gago, Jardim Laura, Estância São Paulo, Profº Luiz de Carvalho, Ver. José Poli de Oliveira Dorta, Gov. André Franco Montoro e Gov. Mário Covas. Também haverá apresentações nas EMEIs São José e Ver. André Ziliolli.
O projeto Teatro nas Escolas já circulou por mais de 30 cidades, de três estados diferentes, chegando a mais de 130 mil pessoas desde 2005. Ele é uma idealização da Direção Cultura, que em 2024 completa 25 anos de atuação em consultoria e desenvolvimento de projetos culturais, sociais e esportivos em parceria com empresas, artistas, ONGs e órgãos públicos. Sediada em Campinas, tem a missão de orientar empresas e proponentes no melhor uso das diferentes leis de incentivo, promovendo o desenvolvimento social através do acesso à arte e cultura. Desde 2010, conta com atendimento também na capital paulista, através da Kalithéa Produções.