Hospital São Vicente lança Programa de Consumo Consciente
Iniciativa faz parte da estratégia ESG da Instituição e visa alcançar benefícios em várias áreas
O Hospital de Caridade São Vicente de Paulo (HSV) deu mais um passo importante para a construção e execução da sua estratégia de ESG/Sustentabilidade. Em encontro realizado na Universidade Corporativa e conduzido pelo consultor Alexandre Hashimoto, responsável pelo suporte em ESG para a Rede Integrada HSV, foi oficialmente lançado e apresentado o Programa de Consumo Consciente, como um desdobramento da Agenda 2030 HSV, diretriz mais importante para a Instituição neste campo, composta por 17 Objetivos Estratégicos de Sustentabilidade (OES), sendo alguns deles diretamente ligados ao Consumo Consciente, Compras Sustentáveis e à Economia Circular.
De acordo com Alexandre, o programa é fundamental para a identificação, eliminação ou a minimização de eventuais desperdícios, gerando maior eficiência operacional e economia de diversos recursos a partir de ações muito bem consolidadas. Possibilitará ainda a integração com toda a cadeia de suprimentos da Rede HSV e significativa redução nas emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE), estando o projeto plenamente conectado com o compromisso assumido pela instituição em alcançar a neutralidade de carbono até o ano de 2030.
O Programa funcionará com a participação de colaboradores de diversas áreas, que foram cuidadosamente selecionados e, posteriormente, agrupados em um Comitê de Consumo Consciente e mais quatro times de trabalho voltados inicialmente aos seguintes temas: Compras Sustentáveis, Economia Circular, Programa 5S e Construção Sustentável.
Os colaboradores convidados a integrar o projeto puderam entender durante o lançamento, mais detalhes do programa e sobre cada tema estratégico, além de serem apresentados às metas propostas para o projeto neste ano e em 2025. Em seguida, já iniciando as atividades, houve uma atividade em grupo para que cada time pudesse definir ações práticas para iniciar imediatamente as atividades de campo. A fase inicial do programa deve acontecer em breve, com a realização de treinamentos e de um diagnóstico situacional por cada uma das equipes de trabalho.
“Todos sabemos o quanto é desafiador manter a saúde financeira e o equilíbrio operacional em serviços de saúde, bem como identificar oportunidades de melhorar o nosso padrão de consumo, gerando mais eficiência e economia, fundamentais para a sustentabilidade da Instituição”, afirmou o superintendente do HSV, Matheus Gomes. Ele destaca ainda que o programa possui um amplo escopo de atuação e que prevê também a valorização do mercado local e o desenvolvimento socioeconômico da região de Jundiaí, a partir do grande volume de compras que são necessárias todos os meses para abastecer as diversas unidades da rede. “É um compromisso do Hospital São Vicente, dentro de nossa estratégia de Responsabilidade Social, contribuir com o desenvolvimento de Jundiaí e região além da Saúde. Temos certeza de que o Programa de Consumo Consciente nos permitirá dar grandes passos nesta direção”, finaliza.