Na RMJ, apenas Várzea Paulista não elegeu nenhuma mulher para o Legislativo municipal
Em relação às prefeituras, a RMJ tem apenas uma prefeita, a do município de Jarinu Apesar de as mulheres serem maioria na população, a representatividade feminina na política ainda é muito baixa. Nas últimas eleições municipais, em 2020, 101 cidades de São Paulo não elegeram nenhuma vereadora mulher. Isso equivale a 15,66% dos 645 municípios do estado.
Na Região Metropolitana de Jundiaí, das sete cidades que compõe a RMJ, Cabreúva tem dez vereadores, sendo duas mulheres. Já em Campo Limpo Paulista, são 13 parlamentares e apenas uma delas do sexo feminino. Em Jarinu, dos 11 vereadores eleitos, duas são mulheres. Já em Jundiaí, são 19 e apenas uma mulher. Itupeva tem uma Câmara Municipal formada por 13 vereadores e conta com duas mulheres. Outro município que conta com presença feminina como vereadora é Louveira. A Câmara Municipal atualmente possui 13 membros e apenas uma mulher.
Por fim, dos sete municípios que compõe a Região Metropolitana de Jundiaí, apenas Várzea Paulista não elegeu nenhuma mulher para o Legislativo municipal. O número de candidatas mulheres e de vereadoras eleitas em 2020 também é bem menor do que o dos homens, inclusive proporcionalmente. No último pleito municipal, foram 30.461 candidatas, das quais 1.095 foram eleitas (3,59% das candidatas conquistaram o mandato). Já entre os homens, foram 57.823 candidatos e 5.868 eleitos (10,15% do total). Em relação às prefeituras, a RMJ tem apenas uma prefeita, a do município de Jarinu.