Empregos temporários: qual é a melhor data para procurar uma vaga?
Para conseguir um emprego temporário, é importante estar conectado com os movimentos do mercado de trabalho
Com a chegada de datas importantes de final de ano, como Black Friday, Dia das Crianças, Natal e festas de final de ano, aumenta a perspectiva da busca de empregos temporários. Mas, engana-se quem avalia que o aumento na produção e nas vendas só começa perto das festas, por isso, a orientação dos especialistas do setor é melhor começar a procurar por um emprego temporário agora. Para conseguir um emprego temporário, é importante estar conectado com os movimentos do mercado de trabalho e acompanhar canais de notícias e portais de carreira. Algumas plataformas onde é possível encontrar vagas temporárias são: Site da Asserttem, Linkedin, Ministério do Trabalho, Banco Nacional de Empregos (BNE). Mesmo que não ofereçam garantias de estabilidade, os empregos temporários podem ser uma oportunidade de aprendizado e crescimento.
Segundo Karina Pelanda, Gerente de Recrutamento e Seleção da RH, lojas, fábricas, distribuidoras e toda a cadeia envolvida nas vendas de fim de ano já estão em busca de mão de obra para esses dias. A especialista destaca que, embora nem todos os temporários sejam contratados em definitivo, essa experiência é valiosa para criar novos laços, ampliar o currículo e servir como um cartão de visitas para demonstrar o talento individual de cada profissional.
A Associação Brasileira do Trabalho Temporário (ASSERTTEM) prevê um aumento de 6% nas contratações nos meses de julho, agosto e setembro, em comparação com o mesmo período de 2023, gerando cerca de 645 mil vagas temporárias. “A alta do dólar, aquecimento da área de eventos e mudança nos hábitos de consumo dos brasileiros em relação às compras on-line são fatores que interferem na criação de vagas temporárias”, enfatiza o presidente da ASSERTTEM, Alexandre Leite Lopes.