Dia Mundial da Água: como o derretimento das geleiras pode afetar o nosso planeta ?
Inundações, secas e aumento do nível do mar, são as maiores preocupações e é preciso gerenciar a água do degelo
Por mais que os chamados negacionistas do clima não acreditem no aquecimento global ou que o homem tenha algum tipo de interferência no aumento da temperatura da superfície terrestre e suas consequências com as mudanças climáticas, o fato é que a temperatura no planeta está aumentando e deve subir ainda mais, podendo chegar a níveis perigosos se nada for feito para impedir e uma das consequências deste fenômeno é o derretimento das geleiras que vem contribuindo para o aumento do nível dos oceanos em 2,7 centímetros desde 1961. Com esta preocupação, a Água das Nações Unidas (UN-Water) traz neste ano, como tema no Dia Mundial da Água, a ‘Preservação de Geleiras’. Um alerta para o derretimento das geleiras no planeta, destacando como isso pode afetar milhões de pessoas em todo o mundo por meio de inundações, secas e aumento do nível do mar. A ONU ressalta ainda a necessidade de uma ação global para gerenciar a água do degelo de forma sustentável e reduzir as emissões de gases de efeito estufa, garantindo recursos hídricos para o futuro.
O Dia Mundial da Água, celebrado desde 1993, é uma celebração anual das Nações Unidas com foco na importância da água doce. Um foco central desta data é apoiar a realização do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 6: água e saneamento para todos até 2030.
Um bem precioso
A água é um recurso fundamental que sustenta a vida em nosso planeta. Dos oceanos aos rios e lagos, a água é indispensável para o bem-estar humano, a agricultura, o setor industrial e os ecossistemas. No entanto, apesar de sua importância vital, a gestão sustentável da água enfrenta vários desafios, incluindo escassez, poluição e uma exploração excessiva dos recursos hídricos.