Oficina de Cinema com Efeitos Especiais será realizada em Várzea Paulista
Atividade gratuita oferece introdução prática aos efeitos visuais do cinema
A Prefeitura de Várzea Paulista, por meio da Unidade Gestora de Cultura, em parceria com o projeto Pontos MIS, realiza no dia 24 de abril, a oficina de Cinema com Efeitos Especiais, voltada para participantes a partir de 7 anos. A atividade ocorrerá no Auditório da Praça CEU, das 14h às 18h e conta com 20 vagas disponíveis. As inscrições podem ser feitas pelo e-mail ceu@varzeapaulista.sp.gov.br.
Com duração de quatro horas, a oficina proporcionará aos participantes a oportunidade de produzir curtas-metragens utilizando seus próprios celulares. Durante o processo, serão exploradas técnicas de efeitos especiais que vão desde os recursos pioneiros do cinema, utilizados por Georges Méliès, até técnicas modernas como o Chroma Key, amplamente aplicadas em grandes produções cinematográficas.
Os participantes devem levar seus celulares, enquanto o oficineiro fornecerá equipamentos básicos, como iluminação, microfones, tripés e claquetes.
A Praça CEU está localizada na Rua João Póvoa, s/n – Jardim do Lar.
Ralph Friedericks
O oficineiro responsável será o cineasta e fotógrafo Ralph Friedericks, profissional com formação em fotografia e roteiro em Paris (França). Friedericks tem ampla experiência no setor audiovisual, tendo dirigido curtas-metragens premiados, como Pontos de Vista e O Sofá, além de Cidade Branca, vencedor do concurso União Latina de Roteiros. Também é sócio-diretor da Matiz Filmes e Produções e atua como coordenador de oficinas de cinema desde o ano 2000, ministrando atividades em espaços renomados, como o Museu da Imagem e do Som (MIS), Casas de Cultura, SESC, Oficinas Culturais do Estado, além de projetos sociais como Navegar Amazônia, Cinesolar e Tela Brasil.