Prefeitura inicia programa ‘Time Jundiaí Visita’ para incentivar prática esportiva entre crianças da rede municipal
Publicada em 13/04/2025 às 08:00
A Prefeitura de Jundiaí, por meio da Unidade de Gestão de Esporte e Lazer (UGEL), deu início nesta semana ao programa “Time Jundiaí Visita”. A iniciativa é uma ação conjunta entre a UGEL e a Unidade de Gestão de Educação (UGE) e tem como objetivo despertar nas crianças o interesse pela prática esportiva, além de formar multiplicadores do esporte nas escolas e nas comunidades.

O programa leva educadores esportivos da UGEL e professores de educação física da UGE até as escolas municipais localizadas próximas aos Complexos Esportivos para conversar com os alunos do 4º e 5º anos. Durante os encontros, as crianças são levadas aos Complexos e os profissionais de educação física e educadores apresentam as atividades oferecidas em cada unidade esportiva.
De acordo Rita Orsi, gestora da UGEL o objetivo é criar um vínculo entre as crianças, os espaços esportivos da cidade e familiares, promovendo saúde, bem-estar e integração social.
“Queremos que esses alunos sejam multiplicadores do esporte, levem esse entusiasmo para casa, incentivem colegas e familiares e, principalmente, que se sintam parte das estruturas que o município oferece”, destacou.

O programa “Time Jundiaí Visita” teve início na EMEB Luzia Francisca de Souza Martins, no bairro Ivoturucaia. 93 alunos da 5ª série receberam a visita dos educadores esportivos e na sequência foram encaminhados ao CECE Mário Milani onde realizaram diversas atividades.
“As atividades esportivas influenciam positivamente o desenvolvimento de nossas crianças em sala de aula. Elas prestam mais atenção, seguem regras e aprendem a compartilhar”, pontou a supervisora de projetos da Unidade de Gestão de Educação, Patrícia Fagnani.
Quem participou garante que o programa “Time Jundiaí Visita” tirou nota 10. Artur de Souza Guilherme e João Vitor de Oliveira, de (9) anos, destacaram o quanto se sentiram motivados com a visita dos educadores.
“Ir aos Complexos Esportivos é saúde, ânimo e felicidade. Quero ir com os meus pais aos finais de semana para jogar bola, correr e brincar. Em casa eu só fico no celular e agora quero praticar atividades esportivas”, disse João Vitor.
“Praticar esportes é muito importante. Melhora nosso desenvolvimento e nossa qualidade de vida. Vou pedir para meu pai vir junto aos finais de semana para jogar bola comigo”, contou o animado Artur.

Neste primeiro semestre o programa será realizado quinzenalmente e sempre em uma EMEB diferente.
“É de extrema importância fortalecer o vínculo entre educação e esporte, ampliando o acesso das crianças às atividades oferecidas nos espaços públicos esportivos de Jundiaí. Além disso estamos promovendo saúde, qualidade de vida e difundindo as modalidades que a cidade oferece”, destacou Priscila da Costa, gestora da UGE.


Complexos Esportivos
Os Centros Esportivos foram denominados Complexos Educacionais Culturais e Esportivos, os quais são utilizados gratuitamente pela comunidade.
O procedimento recomendado é que o munícipe se dirija presencialmente ao local, dia e horário escolhidos, e converse diretamente com o Educador Esportivo responsável.
AS INSCRIÇÃO ESTÃO SUJEITAS À DISPONIBILIDADE DE VAGAS.
No caso de indisponibilidade de vagas, o munícipe poderá solicitar a sua inclusão nas Listas de Espera, em posse dos Educadores Esportivos.
- Antônio de Lima
- Antônio Iacovino
- Antônio Marcussi
- Antônio Ovídeo Bueno
- Aramis Polli
- Benedito de Lima
- Complexo Aquático Devanir Wanderley Penteado Junior
- Dr. Nicolino de Lucca – Bolão
- Dr. Romão de Souza
- Francisco Álvaro Siqueira Neto
- Francisco Dal Santo
- Francisco Gastaldo
- Jardim Ângela
- José Brenna – Sororoca
- José de Marchi
- José Pedro Raymundo
- Léo Pereira Lemos Nogueira
- Mário Milani
- Nilo Avelino Macedo
- Professora Helena Cestari
- Vanderlei Sperandio