CulturaDestaque 1ÚltimasVariedades

Jarinu 76 anos, uma história que teve início no Século XVII

17 de abril de 1949 é a data da emancipação político-administrativa de Jarinu, pelo então prefeito Guilherme Zanoni

Da redação
redacao@jvregional.com.br

Uma cidade com muitos atrativos, como seu clima, hospitalidade e atrações culturais. Esta é Jarinu. A cidade faz parte do estado de São Paulo, com 207,67km² e atualmente tem cerca de 40 mil habitantes ( Estimativa IBGE 2024). Pertence à Região Metropolitana de Jundiaí com mais seis cidades. Atualmente possui um Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) de 0,789 que mede áreas importantes de Desenvolvimento Humano como educação (alfabetização e taxa de matrícula), longevidade (esperança de vida ao nascer) e renda (PIB per capita).

 Até que chegassem os colonizadores, encabeçados pela família do capitão Lourenço Franco da Rocha, em 1807 manteve a denominação de ‘Campo Largo de Atibaia’. Tornou-se freguesia do município de Atibaia em 5 de fevereiro de 1842. A partir de 29 de setembro 1911 o distrito passou a se chamar Jarinu que, em tupi, significa “palmeira preta”. Obteve autonomia político-administrativa em 24 de dezembro 1948. 17 de abril de 1949 é a data da emancipação político-administrativa de Jarinu, pelo então prefeito Guilherme Zanoni.

História

Sua história data de 1650, quando no local já havia muitas fazendas na região conhecidas por Caioçara. Em 1730, o atibaiano Lucas de Siqueira Franco é investido no cargo almotacé, tomando parte ativa na política de São Paulo. Este cidadão exerceu grande influência em Atibaia e em Campo Largo (Jarinu). Em 1786, Lorenço Franco da Rocha, o fundador de Campo Largo (Jarinu), é nomeado Capitão desse bairro. Já em 1807, o Capitão Lourenço Franco da Rocha e sua mulher Rita de Cássia de Morais, por escritura pública de 7 de Janeiro, desmembram sua fazenda e doam a gleba de terras onde foi erguida a Capela de Nossa Senhora do Carmo de Campo Largo (Jarinu), hoje Matriz da Paróquia sob a invocação da mesma Padroeira.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verified by MonsterInsights