CulturaDestaque 1Últimas

Circuito Sesc de Artes 2025 traz programação gratuita a Várzea Paulista dia 11 de maio

Realizado pelo Sesc São Paulo, 17ª edição do Circuito vai promover atividade para a toda família

A 17ª edição do Circuito Sesc de Artes 2025 vai promover uma programação gratuita a todos os varzinos, no próximo domingo (11), no Parque Bertioga, das 16h às 20h. O público poderá vivenciar atividades que atravessam nove linguagens artísticas e culturais: artes visuais e tecnologias, cinema, circo, dança, literatura, música, teatro, turismo e valorização social.

A programação valoriza a produção cultural das regiões participantes, com forte presença de artistas e coletivos que atuam fora da capital. Uma das linhas curatoriais que se fortalece nesta edição, em um movimento realizado nos últimos anos e que agora se consolida, é a quantidade de artistas das regiões atendidas: são 42 grupos de cidades da Grande São Paulo, interior e litoral paulistas, de um total de 76 atrações.

No universo dos grafismos, os artesãos Lu Ahamy e Awa Mbarete, de Campinas, conduzem a oficina Grafismos, suas Tintas e seus Significados, onde compartilham a tradição de decorar pequenos piões, brinquedos comuns em algumas culturas originárias. A arte visual se encontra com a tecnologia na oficina Livro para Guardar Miudezas com o grupo Mínimo Diário, onde artistas visuais de São Paulo incentivam a criação de livros artesanais, unindo escrita, desenho, narrativa oral e técnicas de encadernação.

A linguagem circense é presente com a intervenção Ilusionismo Close Up, de Caio Ferreira, artista de São Carlos. O performer realiza “mágicas de proximidade”, que são aquelas feitas bem próximas ao público. A literatura é destaque na atividade de contação de histórias em Piqueniques Literários em Tapetes Voadores, com o grupo Ler é uma Viagem, de Itu. A cia apresenta a história “Chocados, uma História de Galinhas”, que aborda a temática do cuidado na relação entre adultos e crianças.

A música está na apresentação da DJ Bayo, multiartista de Bauru. Seu setlist mistura elementos da cultura preta com sonoridades contemporâneas e alternativas. O samba é celebrado no espetáculo musical Hoje Tem Samba, de Aninha Barros e Grupo Samba D’Aninha, de Piracicaba. A cantora interpreta clássicos do gênero e canções de seus álbuns, incluindo Neguinha, presente de Moacyr Luz.


O teatro marca presença com a peça Bitita – Para Não Esquecer, da Cia. Cênica, de São José do Rio Preto. Inspirada no livro Diário de Bitita, de Carolina Maria de Jesus, a peça acompanha a infância de Bitita, uma menina preta da periferia com uma visão de mundo particular. A narrativa levanta questões sobre a infância e a construção de um futuro melhor.


Sobre o Circuito Sesc de Artes

Realizado desde 2008, o Circuito Sesc de Artes é uma oportunidade para a população de cidades da Grande São Paulo, do interior e do litoral paulista vivenciarem o clima de um festival de artes. Com o objetivo de estender o alcance da ação do Sesc para as cidades que ainda não possuem uma unidade física, o Circuito leva a programação para praças e espaços públicos, oferecendo também aos trabalhadores de empresas do comércio de bens, serviços e turismo a possibilidade de fazerem a Credencial Plena (a carteirinha do Sesc), que garante benefícios exclusivos e descontos. Em cada cidade, funcionários estarão à disposição do público para explicar como fazer ou renovar a Credencial Plena. 

Serviço

Circuito Sesc de Artes 2025
Várzea Paulista | 11/5, domingo, das 16h às 20h
Parque Bertioga – Avenida Padre Jordan, 1280 – Jardim Bertioga Programação completa no site sescsp.org.br/circuitosescdeartes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verified by MonsterInsights