Várzea Paulista realiza a abertura do Maio Laranja, nesta quinta (8)
Um dos destaques será a palestra da psicóloga Karolina Souza Cruz; evento abre programação da cidade na campanha nacional contra o abuso e exploração de crianças e adolescentes
A Unidade Gestora Municipal de Desenvolvimento Social de Várzea Paulista, da Prefeitura, realiza, nesta quinta-feira (8), a abertura oficial do Maio Laranja — campanha nacional de combate ao abuso e exploração de crianças e adolescentes — na cidade, no Hotel Orquídea Express Inn. A palestra da psicóloga Karolina Souza Cruz, especialista em terapia cognitivo-comportamental, será destaque. O objetivo é sensibilizar a população sobre a relevância da proteção integral de crianças e adolescentes, aumentar denúncias e fortalecer o trabalho da rede de proteção local.
O evento também incluirá a apresentação de casos de sucesso da Rede Municipal de Proteção e a exibição de um vídeo institucional sobre a campanha. A solenidade terá a presença de autoridades municipais, profissionais da rede e outros convidados, e não será aberta ao público geral.
Com vasto currículo e experiência, Cruz é especialista em Terapia Cognitivo-Comportamental pela PUC-PR (Pontifícia Universidade Católica do Paraná), já atuou pela Casa Amor ao Próximo, de Guarulhos/SP, no atendimento a crianças e adolescentes que tiveram vínculos familiares rompidos ou enfraquecidos. Atualmente, é diretora do Consultório de Psicologia do Núcleo de Saúde, Cognição & Comportamento e membro da FBTC (Federação Brasileira de Terapias Cognitivas).
A profissional fez uma atualização em Terapia Cognitivo-Comportamental pela bastante renomada e reconhecida USP (Universidade de São Paulo) e formou-se em Comportamento Suicida pelo Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Sírio-Libanês.
Maio Laranja na cidade
Em Várzea Paulista, várias ações estão programadas para este mês, que intensifica a conscientização sobre a necessidade da proteção de crianças e adolescentes. O município será palco de várias iniciativas intersetoriais da Prefeitura: rodas de conversa, atividades em escolas, formações profissionais e campanhas educativas. As iniciativas serão coordenadas pela Unidade Gestora de Desenvolvimento Social, com o apoio de outras unidades gestoras e órgãos do sistema de garantia de direitos.
O Maio Laranja é marcado pelo dia 18 de maio — Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Instituída pela Lei Federal nº 9.970/2000, a data recorda a morte da menina Araceli Cabrera Crespo, criança de apenas 8 anos sequestrada, estuprada e assassinada impunemente, em 1973.
A cidade já possui um histórico de atuação destacada na prevenção e enfrentamento às violações de direitos da infância, com uma articulação considerável e bem-sucedida entre diversos setores.
Denuncie!
Para denunciar, ligue para o número 100, acesse o site ouvidoria.mdh.gov.br, ou entre em contato pelo Telegram: Direitoshumanosbrasilbot.
A Prefeitura disponibiliza uma rede de proteção às crianças e adolescentes; veja os meios de contato e outras informações sobre esses equipamentos e do próprio Conselho Tutelar, órgão autônomo de defesa dos direitos de crianças e adolescentes: http://tiny.cc/n967vz (clique nos nomes dos serviços, na parte final da página).