Destaque 1ÚltimasVariedades

11 de maio Dia das Mães: Ser mãe é um desafio constante de equilíbrio entre diferentes papéis

Mas apesar dos desafios, ser mãe é uma experiência transformadora, repleta de amor, dedicação e sacrifício. Isso é o que importa

A vida cotidiana, que pede muita dedicação, tem obrigado os pais a fazerem muitos sacrifícios, principalmente para a mãe do Século XXI, uma figura complexa e multifacetada, que se diferencia das mães do passado por diversos fatores. Ela carrega o peso de um desafio constante de equilíbrio entre diferentes papéis: profissional, familiar, pessoal e social. Ela busca conciliar a maternidade com a vida profissional, pessoal e social, muitas vezes enfrentando desafios como a pressão para ser “super-mãe” e a busca por equilíbrio entre as diversas responsabilidades. Essa realidade passa a ser comum com a ascensão da mulher no mercado de trabalho, especialmente a partir do século XX, quando tem de combinar responsabilidades domésticas e profissionais, que historicamente eram mais divididas, mas passou a ser uma realidade para muitas mulheres, exigindo um constante esforço de organização.  Apesar de muitas vezes, sequer ser reconhecida, pode afirmar que essa mudança da mãe caseira para a mãe ‘multipapéis’ reflete a evolução da sociedade e o empoderamento feminino, permitindo que as mulheres não apenas se dediquem à família, mas também atinjam suas aspirações profissionais e pessoais.

Ser mãe

A maternidade vai muito além da gestação e do parto, abrangendo a criação, educação, cuidado e amor incondicional pelos filhos, uma jornada de amor, dedicação e aprendizado contínuo. Mesmo com este amor condicional, o criar o filho tem muitas dificuldades e conflitos, principalmente nos dias atuais.   Isso ocorre por diversos fatores, incluindo a maior pressão para conciliar trabalho e família, o impacto da tecnologia na vida das crianças, a sobrecarga de informação e a maior expectativa de sucesso e bem-estar dos pais. Embora o papel do pai tenha evoluído e muitos passaram a apoiar no cuidar, muitas mães, ainda são as principais responsáveis pelos cuidados com os filhos, o que gera um peso extra.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verified by MonsterInsights