CulturaDestaque 2ÚltimasVariedades

Jundiaí realiza Conferência Municipal de Promoção da Igualdade Racial

Nos dias 16 e 17 de maio, Jundiaí realiza a Conferência Municipal de Promoção da Igualdade Racial, uma iniciativa que reforça o compromisso da cidade com a justiça social e o combate ao racismo. A ação, promovida pela Prefeitura de Jundiaí, sociedade civil e Conselho Municipal de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra que integra uma mobilização nacional orientada pelo Ministério da Igualdade Racial, ocorrendo a cada quatro anos em todo o Brasil.

Neste ano, a conferência será realizada no Espaço Expressa (Av. União dos Ferroviários, 1760 – Pte. de Campinas), e contará com uma programação dividida em dois momentos:

  • Etapa Municipal: dias 16/05 (das 18h30 às 21h30) e 17/05 (das 8h às 18h)
  • Etapa Regional: dias 30/05 (das 18h30 às 21h30) e 31/05 (das 8h às 18h)

Durante os encontros, serão discutidos três eixos fundamentais para a promoção da igualdade: Democracia, Justiça Racial e Reparação. Além de propor ideias e diretrizes, os participantes também vão escolher os representantes que levarão as demandas locais para as etapas estadual e nacional da conferência.

A presidente do Conselho Municipal de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra, Andréa de São Pedro Pereira, destaca a importância da conferência. “A II COMUPIR – Conferência Municipal de Promoção da Igualdade Racial tem como objetivo assegurar a participação democrática de diversos segmentos da sociedade, com destaque para a população negra, comunidades quilombolas, povos ciganos, comunidades tradicionais de matriz africana, povos de terreiro e povos indígenas. A proposta central é promover o diálogo e a construção de políticas públicas voltadas a esses grupos, contribuindo para a superação das desigualdades históricas e a valorização da diversidade cultural e étnica no município. Essa é uma oportunidade para refletirmos, dialogarmos e agirmos coletivamente por uma cidade mais justa e igualitária. A participação da população é essencial para construirmos propostas que representem de fato as necessidades da nossa gente.”

A conferência marca mais um passo importante da cidade no enfrentamento das desigualdades. Desde a criação da Coordenadoria de Políticas Públicas de Promoção da Igualdade Racial e a integração de Jundiaí ao SINAPIR (Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial), o município tem se destacado por seu protagonismo regional. Jundiaí é sede da Regional de Promoção da Igualdade Racial, que inclui outras utras 6 cidades da Região Metropolitana de Jundiaí, incluindo Itatiba que possui quilombo.

Para Kelsilene França Ribeiro, assessora de Direitos Humanos e responsável pelas políticas públicas da promoção de igualdade racial do município, o evento demonstra o compromisso da administração municipal com a inclusão e o respeito à diversidade. “A Conferência é um instrumento essencial para ouvir a população, valorizar a história da comunidade negra e construir políticas públicas que promovam equidade. Estamos trabalhando por uma Jundiaí cada vez mais plural, onde todos tenham oportunidades e voz.”

“A realização da Conferência reforça o compromisso da Prefeitura de Jundiaí com o respeito às diferenças e com a construção de uma sociedade mais justa e igualitária. Acreditamos que políticas públicas eficazes nascem do diálogo com a população e da escuta ativa das necessidades de cada grupo social. Por isso, esse espaço de participação é tão importante para o fortalecimento da cidadania e da democracia em nossa cidade,” destaca o gestor da Casa Civil, Fábio Nadal.

A inscrição é gratuita e pode ser feita clicando aqui.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verified by MonsterInsights