Prefeitura de Jundiaí e órgãos ambientais seguem com ações para conter danos de incidente ocorrido no Jardim Tulipas
Publicada em 16/05/2025 às 15:10
Nesta sexta-feira (16), as equipes da Defesa Civil, do Departamento de Parques, Jardins e Praças da Unidade de Gestão de Infraestrutura e Serviços Públicos (UGISP), do departamento de Planejamento Urbano e Meio Ambiente, da DAE e da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB) seguem atuando de forma conjunta para avaliar e dar continuidade às medidas de mitigação do impacto ambiental no córrego do Jardim Tulipas e no lago do Jardim Botânico do Jardim Tulipas.
As equipes têm realizado análises da coloração da água em três pontos estratégicos: no local onde ocorreu o vazamento do produto químico, na queda d’água do lago e em um ponto mais adiante no curso do córrego. Graças às medidas adotadas até o momento, a coloração azul da água já apresentou uma redução significativa na parte superior do córrego, indicando um progresso no processo de recuperação.
Ainda hoje, a Defesa Civil e a CETESB realizarão uma nova reunião para avaliar o andamento das medidas já tomadas e planejar as próximas ações.
Em relação à fauna, o DEBEA juntamente com a Associação Mata Ciliar seguem com o trabalho de resgate, observação e tratamento especializado dos animais afetados. Isso inclui tanto os que já foram retirados e estão recebendo cuidados na Mata Ciliar, quanto aqueles que permanecem em quarentena e observação no Jardim Botânico. As 15 capivaras que habitam o local também seguem sob monitoramento.
Importante ressaltar que, logo no início da ocorrência, a CETESB emitiu alertas para que cidades e empresas que captam água do Rio Jundiaí suspendessem temporariamente a captação para consumo, como medida preventiva para evitar riscos à saúde pública.
Por enquanto, o parque permanece fechado ao público, com acesso restrito às equipes técnicas envolvidas nas operações de resgate e mitigação dos impactos ambientais.
A Prefeitura de Jundiaí segue monitorando a situação e reforça seu compromisso com a preservação ambiental e a segurança da população.
Assessoria de Imprensa