Prefeitura de Jundiaí reforça orientações sobre prevenção, vacinação e onde buscar atendimento em casos de síndromes respiratórias
Com o aumento da circulação de vírus respiratórios no período de outono e aproximação do inverno, a Prefeitura de Jundiaí, por meio da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), reforça os cuidados preventivos, a importância da vacinação contra a gripe e orientações sobre onde procurar atendimento de acordo com os sintomas.
As Síndromes Respiratórias são transmitidas principalmente por meio das secreções das vias aéreas ao falar, tossir ou espirrar, além do contato com superfícies contaminadas. Por isso, medidas simples de higiene e etiqueta respiratória continuam sendo fundamentais para conter a propagação de vírus.
A Dra Marcia Facci, gestora da UGPS, destaca recomendações importantes: “Lavar as mãos com frequência, manter os ambientes bem ventilados e cobrir a boca com o braço ao tossir ou espirrar são atitudes simples que fazem diferença. Em caso de sintomas gripais, o uso de máscara é recomendado, principalmente em ambientes como unidades de saúde, onde há pessoas com maior vulnerabilidade, como imunossuprimidos e portadores de doenças crônicas.”
A gestora também orienta que os pais evitem expor bebês a locais com aglomeração e desestimulem visitas de pessoas sintomáticas.
Vacinação: proteção ao alcance de todos
A vacinação contra a gripe é uma das estratégias mais eficazes de prevenção. O imunizante é atualizado anualmente conforme os vírus em maior circulação e está disponível em todas as UBSs e Clínicas da Família, para todas as pessoas a partir de seis meses de idade.
“Reforçamos o chamado especialmente aos grupos mais vulneráveis (idosos, crianças, gestantes e pessoas com comorbidades) para que procurem o serviço de saúde o quanto antes. A vacina é comprovadamente eficaz na redução das hospitalizações e óbitos por Influenza. E vale lembrar que várias UBSs funcionam em horários estendidos para facilitar o acesso da população”, completa Dra Macia.
Onde procurar atendimento?
Em casos de sintomas gripais leves, a recomendação é buscar atendimento na UBS ou Clínica da Família mais próxima da residência.
Para situações que envolvam falta de ar, febre alta persistente, ou se o paciente fizer parte de grupos de risco (diabéticos, hipertensos, asmáticos, imunossuprimidos, idosos, gestantes, puérperas e crianças menores de 5 anos), a orientação é procurar as unidades de pronto atendimento. Confira os endereços e horários:
PA Ponte São João – das 7h às 19h (portões fecham às 18h)
PA Retiro – das 7h às 19h (portões fecham às 18h)
PA Hortolândia – atendimento 24 horas
UPA Vetor Oeste – atendimento 24 horas
Todas as unidades seguem o Protocolo de Manchester, que prioriza o atendimento conforme a gravidade clínica de cada caso.
Assessoria de Imprensa