
A Prefeitura de Jundiaí promove no próximo domingo (28), a partir das 9h, uma caminhada aberta a toda população para celebrar os 30 anos do Programa de Esportes e Atividades Motoras Adaptadas (PEAMA), da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (SMEL). O evento é gratuito, aberto a pessoas de todas as idades, não tem inscrição prévia e ocorrerá no Mundo das Crianças.

Os munícipes poderão percorrer um trajeto mais curto (de 1 km) ou o de 2 km. O objetivo da caminhada é comemorar as três décadas de existência do PEAMA, que atualmente conta com cerca de 400 alunos, que praticam 16 modalidades e são orientados por 30 professores – entre educadores da SMEL e contratados pela Associação Jundiaiense de Esportes Paralímpicos (AJEP) –, além de estagiários e voluntários.
O percurso de 1 km vai da Casa da Árvore até o Teatro de Arena e o trajeto mais longo vai até a curva do Jundiaí-Mirim, voltando pelos pinheiros até o teatro. Segundo a diretora do Departamento de Esporte Adaptado da SMEL, Vanessa Patrícia Rancoletta do Nascimento, o aniversário do programa é comemorado o ano todo, com vários eventos. “O PEAMA é uma política permanente de Estado, marcada pela inclusão e pelo incentivo à qualidade de vida. Nossos alunos, pais, familiares e professores fazem uma grande integração através do esporte. No domingo, vamos interagir com toda a comunidade, valorizando uma iniciativa que transforma vidas”, destacou.
Desde o ano passado, o PEAMA passou a ser oficialmente uma política pública permanente de Estado, após a aprovação unânime, na Câmara Municipal, do projeto de lei de autoria do prefeito Gustavo Martinelli. “O programa oferece acolhimento, conhecimento, paixão e fortalecimento dos vínculos familiares. É emocionante ver o envolvimento dos alunos, parentes, professores e demais parceiros”, completou a secretária de Esporte e Lazer Rita Orsi.
Antes da caminhada, a SMEL fará uma homenagem aos idealizadores do PEAMA. Depois do evento, haverá sorteio de brindes e apresentações de dança e capoeira.
O Mundo das Crianças fica na Rodovia João Cereser (pista sul), km 64+400, no Pinheirinho.
Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ
